sábado, setembro 17, 2005

BATISMO EM ÁGUAS


João não introduziu costume novo algum, quando batizava os seus discípulos no rio Jordão, pois que, entre os judeus, a imersão de todo o corpo, em água corrente, sendo possível, era um meio de limpar, em cerimonial, toda impureza (Is. 1.16).

Quanto ao batismo de Jesus, *veja Mt. 3.13 a 17, e referências. Além das cerimoniosas lavagens do corpo, havia, também, entre os judeus, o hábito de batizar os convertidos pergunta que lhe fizeram: ‘Então por que batizas, se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?’ (João 1.25).
Eles não perguntaram: ‘Que novo rito é este?’ mas: ‘por que o administras tu?’ o batismo de prosélitos era, para os judeus, coisa natural, visto como consideravam impuros e imundos todos os gentios.

Na devida administração do batismo cristão a lavagem tornou-se o sinal da purificação da alma. Quando um gentio se convertia ao Judaísmo, era necessariamente batizado, porque toda a sua vida anterior tinha sido ritualmente impura. O batismo cristão era sinal de purificação moral, ao passo que o de João Batista era intermediário entre o ato cerimonial dos judeus e o emblemático e espiritual dos apóstolos.

Mas quanto ao cerimonial necessário no ato judaico ou no ato cristão, a imersão não era essencial - não é provável que os 3.000 convertidos no dia de Pentecoste fossem imersos, ainda que certamente o eram os discípulos de João Batista.
O batismo de João achava-se mais ligado às lavagens do cerimonial mosaico do que ao rito cristão. Ele próprio não pertencia ao número dos profetas, nem fez parte do colégio dos apóstolos. E, por essa razão, aqueles a quem João ou os seus discípulos batizaram eram outra vez batizados, quando se convertiam ao Cristianismo (Atos 19.1 a 5).

Aqueles que se arrependiam de seus pecados e aceitavam Jesus como Senhor de Suas vidas e Salvador de suas almas eram batizados em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo - conforme está escrito no último capítulo do Evangelho segundo Mateus. Mateus 28;19.

No Livro de Atos dos Apóstolos aparece o batismo só em nome de Jesus. O livro de Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, que fora discípulo de Paulo. O Evangelho segundo Mateus foi escrito pela sua própria pessoa com base em Marcos , que por sua vez andou com Pedro.

A fórmula não define a salvação. Uma coisa porém é certa: o sangue de Jesus é o meio genuino que lava os pecados dos arrependidos e os liberta do poder de continuar pecando. O sangue de Cristo lava e purifica. A água é apenas um símbolo que lava a sujeira. IPedro 1;19 e IJoão 1;7.

O agente purificador não é a água - é o sangue de Cristo. Outra coisa: uma vez batizados no batismo ordenado por Jesus - não se torna batizar de novo, e de novo, até a pessoa parar de pecar. Batiza-se cristãos já arrependidos, salvos e libertos do pecado.

Se alguém continuar escravo dos vícios e do pecado depois que se batizar - é porque não houve arrependimento ainda. Enquanto não houver uma transformação por dentro não haverá água que baste. Um desperdício.

O batismo é para os cristãos já salvos e libertos do poder do pecado, razão pela qual Pedro, em Atos dos Apóstolos, ensinou: Arrependei-vos e depois sejam batizados. Atos 2;38. E, em outro lugar disse: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados... Atos 3;19.

Uma Igreja que tem como fundamento o ensino apostólico não deve enganar ninguém. Ao arrependimento verdadeiro ( pelo testemunho ) segue-se o batismo nas águas, e ao batismo nas águas segue-se o Batismo no Espírito Santo.

cruzue@gmail.com


4 comentários:

  1. Muito bom o estudo passo a passo como se reconciliar com Deus, gostei muito.Que a paz de Cristo repouse sobre vós.Bjs

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista,o batismo só em nome de Jesus descrito em Atos tem o mesmo significado de fazer algo em nome do seu superior,ou mandante da ação.
    ex:quando saiam para guerra diziam :
    - viemos lutar em nome de fulano de tal.

    Da mesma forma em Atos batizavam em nome de Jesus.

    Acredito ser assim pois foi o próprio Jesus quem ordenou batizar em nome do Pai Filho e Espirito Santo.Se fosse só em nome do Filho ele teria dito.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente o material de evangelização
    todos são muito bom. Quero estender este blog a mais pessoas principalmente os q ainda não confessaram Jesus Cristo o Senhor de suas vidas. Espero no meu blog. Deus continue te abençoando. Ir. Nal Pontes

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Deus lhe abençoe sempre.